Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Atualização...hahahaha






Esse post começa com -18C, sol gostoso pela janela, Yellow (Coldplay) e café da manhã american life way! Digamos que não vou me prender à cronologia e vou escrever de acordo com o que eu for me lembrando, já que muita coisa tem acontecido. J'ai déjà m'habitue sur le supermarche, nada vou falar sobre isso aqui. Ah não ser que ontem, num frio da P* eu precisei ir ao mercado, esqueci minhas luvas e carreguei com as mãos congeladas. Agora parto para o momento das reuniões com os novos amigos. Tem sido ótimo e já virou um jargão Cláudio "Pardon mon français!". Festinha chez Mathieu, a foto no sofá com Gabriela, Matthieu, Rafael, Sara Bambina, Eu e Christian. Tinha muita comida e essa coisa de cada um leva um prato é bom viu, pois aparecem diversas comidas que nunca vi. E muitas bem gostosas! Depois da presoirée, como se diz aqui o "esquenta" que fazemos chez alguém no Brasil, fomos para a festa da facul. Um festa cheia de alunos iguais aos do Brasil, mas Jesus, como são muito mais novos, vixi. Pensei que estava numa festinha dos alunos do CUCA. Mas sabe o melhor, a cerveja é cara pra caramba, 2,75 dólares a lata, mas como as pessoas aqui são mais ricas que no Brasil, elas se dão o luxo de perder as fichas de bebidas. Eu encontrei 5, de verdade, tomei 3 cervejas na faixa e mais duas pepsis. Hahaha! Achei moedas, muitas, até de 1 dólar no chão, mas aí não peguei. Aí já é demais! A festa foi boa para ver que só vou em uma mesmo. Outra dessa nem pensar. O pior é pagar 15 dólares só para sorrir. Acha que eu paguei?! Emprestei, como todo bom brasileiro... No final da balada, como acontece no Brasil, nós vamos para o Habib's, mas aqui se vai para o Tim Hortons (um lugar que se toma aquele café aguado com donnut), mas para o fim de balada tá bom!!!
Depois disso, no outro dia claro, fui até a Grande Bibliotèque du Quèbec, enorme, tem de tudo, imagina a livraria cultura da paulista, que você senta, lê um livro e esquece da vida. É mais ou menos isso. O lugar junta uns loucos, claro, que se refugiam do frio e vão se coucher nos sofás gostosos da biblioteca. Mas tem segurança e o acervo é INCRÍVEL. Meus irmãos iam adorar. Inclusive a parte de consulta nacional, tem documento que nem se pode por a mão se não for cadastrado... hahaha
Lá eu encontrei uma quantidade imensa de livros sobre transporte e quase todos emprestados. Como as pessoas aqui lêem sobre transportes! Depois dessa experiência, que tenho vivido todos os dias, já que vou para lá ler cada dia um capítulo do livro "Le Métro de Montreál, 35 ans déjà". Já passei da metade e em francês. Para vocês verem como é um bom ambiente para estudos. No domingo, ontem, eu estive lá para ler e pensei "dimanche, ne il y a pas qualquer pessoa lá". Imagina, estava lotada. Quem conhece o SESC sabe como é, tem exposição, peça de teatro, tudo mesmo.
Como estudo transportes, resolvi pegar uma linha de metrô, a amarela, uma que foi construída para a expo67 e leva à Île de Ste. Helene e fica ao lado do Circuito Gilles Villeneuve. Sim, eu estive em uma pista de corrida, coberta de neve, mas eu estive... hahaha La estava rolando uma festa chamada Fête des neiges, mas era uma criançada para todos os lados, papais, mamães e trenós. Aí me deu uma urticária, porque eu lembrei de quando eu era professor de Educação Física, aff! O que eu aproveitei foi para experiementar o tal maple que a mocinha jogava na neve. Suja ou não eu não sei, mas enrolei o maple no palitinho de sorvete e fui embora. Bom, mas eu fui mesmo para conhecer a Biosphère, um museu de preservação de espécies. Esse a tia Ana e a Ariane iam amar. Mas não tem bichos lá. Só fotos. No biodôme dizem que há e eu vou para lá fazer uma visita também!
Nesse mesmo dia, nossa, estou me ocupando mesmo, fui ao cinema de 2 dólares (plus taxs) como dizem aqui. Na verdade 2,30 para ver um filme indicado ao Oscar. Winters Bone. Se o filme é bom não sei, porque não entendi quase o inglês e saí faltando uns 15 min. para o final. Mas precisava ver esse cinema que fica no Boul. Décarie 6900. Tudo que você for consumir no cinema é 1$, plus taxs, não se esqueçam. Para fechar a noite fui em um Barzinho mexicano, com muitos tacos, burritos, fajitas e texmex, que fica ao lado da estação Guy-Concordia, o 3 amigos, indicação da minha amiga Laura, que essa hora está na Bélgica e que já esteve aqui. Me deu uma saudade do Chilitaco! Bom, se você comer o prato 3 amigos, com o nome da casa, você vai pagar uns 12 dólares e vai vir um monte de coisas variadas e dá para comer até explodir. Muito bom mesmo! Até mais...

Um comentário: